Vida e Missão neste chão

Uma vida em Açailândia (MA), agora itinerante por todo o Brasil...
Tentando assumir os desafios e os sonhos das pessoas e da natureza que geme nas dores de um parto. Esse blog para partilhar a caminhada e levantar perguntas: o que significa missão hoje? Onde mora Deus?
Vamos dialogar sobre isso. Forte abraço!
E-mail: padredario@gmail.com; Twitter:
@dariocombo; Foto: Marcelo Cruz

lunedì 7 novembre 2016

Após um ano, os povos do Rio Doce ainda clamam

Pai Nosso dos pobres, marginalizados, protege-nos da crueldade.
Teu Reino é santificado quando a justiça é nossa medida!
Com esse canto, cerca de mil pessoas -vindo de diversos Estados do Brasil e de 13 países do mundo- celebramos em Mariana-MG um ano desde o início do crime ambiental que está ainda destruindo a bacia do Rio Doce.

Celebrar é não esquecer, renovar a esperança, abraçar as vítimas e renovar a luta por justiça.

A igreja se fez presente com palavras fortes de denúncia e tomando uma posição clara. A rede Iglesias y Minería levou a solidariedade de várias outras comunidades atingidas por mineração no continente.

Em Bento Rodriguez o cenário continua de morte e devastação. Paira sobre essa cidade fantasma a derradeira ameaça: ser submergida por mais uma lagoa de rejeitos, solução barata que as empresas Vale e BHP querem impor construindo um quarto dique mais a jusante. 
Não sabem como controlar o perigo de novos desmoronamentos e propõem uma solução que apagaria definitivamente a memória desse povoado.


Enquanto isso, após um ano, não há ainda condenações dos responsáveis por esse crime, nem reparação digna por todas as vítimas. Quase três mil pessoas estão desempregadas, numa região que tinha construído sua economia exclusivamente em cima da mineração irresponsável.

Como missionários, acompanhamos o drama dessa gente e pedimos com eles justiça e dignidade!
Aprofundem aqui o ponto de vista da Articulação Internacional das Atingidas e Atingidos pela Vale, de que fazemos parte.

1 commento:

Arlindo Pinto ha detto...

Caro amigo Dario, o Papa Francisco encorajou, no passado sábado dia 5 de novembro, a luta dos pobres e dos movimentos populares, e pediu-lhes para fazerem Política, no sentido de defenderem os seus direitos, o bem comum e a nossa “casa comum”, o nosso Planeta. Um abraço. Arlindo.