Vida e Missão neste chão

Uma vida em Açailândia (MA), agora itinerante por todo o Brasil...
Tentando assumir os desafios e os sonhos das pessoas e da natureza que geme nas dores de um parto. Esse blog para partilhar a caminhada e levantar perguntas: o que significa missão hoje? Onde mora Deus?
Vamos dialogar sobre isso. Forte abraço!
E-mail: padredario@gmail.com; Twitter:
@dariocombo; Foto: Marcelo Cruz

domenica 28 ottobre 2018

Sentimentos e caminhos depois das eleições

Juntos nesses dias sonhamos, refletimos e dialogamos, tentamos resistir à onda de superficialidade, mentira, ódio e raiva que acabou dominando os debates.

As eleições deram seu veredicto, mas o clima de agressividade e violência pode perdurar, seja nas decisões políticas que poderão ser tomadas a partir de janeiro, seja no descontrole das pessoas nas relações do dia a dia.

Como Família Missionária Comboniana, inspira-nos o Coração de Jesus: ferido, aberto, não deixa de pulsar, não perde sua paixão, agrega-nos mais perto entre nós e aproxima-nos aos excluídos.

Ficam para nós algumas missões desafiadoras:

- voltar a falar de Deus purificando todas as manipulações. Convidar as pessoas a escutarmos sua voz de maneira mais profunda. Resgatar a profecia junto com a ternura, religar relações quebradas tentando honestamente contemplar o que nos sugere o Espírito;

- confirmar nossa opção pelos mais pobres e abandonados, a primeira das obediências que nos propõe a imitação de Cristo. Organizarmo-nos mais para protegê-los, consolidar as motivações evangélicas e a análise crítica do contexto que sustentam nossa opção;

- cultivar nossa humanidade, preservar a esperança, não ceder à banalidade do mal, não render-se à superficialidade ou à resignação. Conversar mais, dar mais tempo ao silêncio e à oração, buscar e compartilhar a beleza da arte, da amizade, das muitas maneiras para celebrarmos a vida.

Um grande abraço, retomando a caminhada de cabeça erguida, junto a nossas comunidades!

Nessun commento: